Notícias

HU faz programação para marcar Dia de Combate ao Fumo

28 ago 2013 às 12:08

Nesta quinta-feira será comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A campanha deste ano traz o tema "Proibição de publicidade, promoção e patrocínio do tabaco". No Brasil, a Lei 12.546 de dezembro de 2011, ampliou para os locais de venda a proibição da propaganda de produtos de tabaco, que já existia nos meios de comunicação (jornais, televisão e rádio) desde 2000. O patrocínio de eventos culturais e esportivos também está proibido.

O foco é na prevenção de jovens, adolescentes e crianças para que não sejam atraídas pela publicidade a experimentarem o seu primeiro cigarro, segundo o INCA. As ações desenvolvidas têm como objetivo a sensibilização e mobilização alertando sobre os malefícios do tabaco, a necessidade de ambientes 100% livres da fumaça do tabaco, de proteção às pessoas do tabagismo passivo, prevenção da iniciação do consumo do tabaco e estimular os fumantes a deixarem de fumar.
Com o objetivo de apoiar a campanha, o Hospital Universitário preparou uma série de atividades como o recolhimento de bitucas de cigarro, a distribuição de cartazes e folders educativos sobre os malefícios do cigarro e a exposição de um mural explicativo com dados estatísticos.

Segundo a enfermeira Márcia Pizzo, Chefe de Divisão da DASC (Divisão de Assistência à Saúde da Comunidade UEL) e Coordenadora do Ambulatório do Tabagismo do AHC "é importante que o HU e AHC façam parte da campanha porque queremos atingir a meta de um ambiente 100% livre da fumaça do tabaco e que nosso serviço seja modelo de comportamento por tratar-se de uma Unidade de Saúde", explica. Ela conta ainda que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamentos nas Unidades Básicas de Saúde e no Ambulatório do Hospital de Clínicas/HU/UEL.


Continue lendo