Notícias

HU e médicos são indicados como mais admirados

11 abr 2013 às 14:37

A pesquisa foi realizada entre junho e outubro de 2012, e divulgada no anuário "Análise Saúde 2013", publicado pela empresa jornalística Análise Editorial, dedicada exclusivamente à produção de publicações especializadas.

De Londrina, ainda foram selecionados 8 profissionais e o Hospital Evangélico. Todos os 8 médicos citados tiveram ou têm vínculo com o HU e AHC. São eles: Cezar Eumann Mesas, eletrofisiologista cardíaco na Hemodinâmica; Tânia Longo Mazzuco, endocrinologista - Departamento de Clínica Médica; Fernando José Felipe de Paula, ex-docente plantonista em Ginecologia e Obstetrícia; Pedro Alejandro Gordan, docente plantonista em Nefrologia; Adelmo Ferreira, docente plantonista em Neurocirurgia; Fernando Mangieri Sobrinho, ex-docente do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia; Manoel Fernandes Canesin, docente plantonista do AHC em Cardiologia; e Lúcio Tedesco Marchese, ex-docente de Cirurgia Pediátrica, ex superintendente do HU (1972-1974) e atual presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico do HU (HUTEC).


A Análise Editorial contou com 30 pesquisadores para entrevistar mais de 4 mil médicos, registrados no Conselho Federal de Medicina (CFM), com o objetivo de saber quem são os profissionais que eles mais admiram em sua própria área de especialidade e quem são aqueles pelos quais gostariam de ser tratados. Além disso, os entrevistados, também, indicaram o hospital de referência em diversas especialidades.


Ao todo, dos 400 mil médicos registrados no CFM em todo o Brasil, foram indicados aproximadamente 3 mil nomes e 344 hospitais e outros centros de saúde em todo o Brasil. Após inúmeras avaliações, foi estabelecida uma nota de corte para se chegar ao número de 1971 médicos, em 50 especialidades, e 227 hospitais.

Para a escolha dos profissionais mais admirados foi montada uma banca composta por representantes de entidades de classe, sociedade de especialistas, diretores de hospitais, docentes de escolas médicas e pesquisadores. A experiência foi um dos critérios decisivos: a maioria tem mais de 30 anos de carreira. Para análise de experiência foi traçado um perfil de acordo com dados de currículos na plataforma Lattes e informações complementares dos profissionais. O HU está entre os 100 hospitais mais votados do Brasil.


Continue lendo