Notícias

HU de Ponta Grossa ganha 10 leitos de UTI Neonatal

31 out 2013 às 16:02

O Governo do Estado inaugura nesta segunda-feira (4), às 9 horas, no Câmpus Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais. Os leitos entram operação já nesta sexta-feira (01) e ficam à disposição da Central de Regulação de Leitos do Paraná.

A nova unidade é destinada a atender os municípios dos Campos Gerais, mas pode receber pacientes de todo o Estado, se houver necessidade. A meta é reduzir de forma significativa os índices de mortalidade infantil na região. Para isso, o hospital conta também com o Ambulatório de Gestação de Alto Risco (350 consultas/mês), em operação desde agosto. Segundo dados da 3ª Regional de Saúde, referentes a 2012, o índice de mortalidade infantil na região é de 11,25. A meta é baixar para um dígito.


A equipe que atuará na ala de UTI Neonatal é composta por 10 médicos intensivistas em neonatologia e neonatologistas, um médico rotineiro para atender os leitos durante todo o dia, para acompanhar e avaliar a evolução dos pacientes. Ainda fazem parte da equipe seis enfermeiras, 20 técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudióloga, nutricionistas e assistente social. A equipe conta também com o suporte de cirurgia pediátrica, exames laboratoriais especializados e outros procedimentos de diagnóstico como ecocardiograma e tomografia computadorizada.

Com a entrega dos leitos da UTI Neonatal e a oferta de outros serviços, o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais atinge 60% da sua capacidade operacional (190 leitos). Para adultos, são 12 leitos de UTI cadastrados junto ao Ministério da Saúde. À estrutura de atendimento ainda se soma uma ambulância de suporte avançando (UTI Móvel), o heliponto, com processo de homologação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em trâmite, e a parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), agilizando o transporte e recebimento emergencial de pacientes.


Continue lendo