O Hospital Evangélico de Londrina iniciou por volta das 9h da manhã desta quinta-feira (21) a transferência dos bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), fechada a partir de hoje.
De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, três pacientes foram encaminhados por uma ambulância avançada da Unimed para a UTI do Hospital Infantil. Além de dois bebês atendidos pelo convênio, a ambulância do plano de saúde fez a transferência de um paciente do SUS, já que a única ambulância avançada do Samu estava em atendimento.
A assessoria informou que três bebês receberam alta da UTI e foram para a Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do próprio Hospital Evangélico. Até às 14h30, dois pacientes do SUS ainda aguardavam a transferência. Eles podem ser levados para o Hospital Infantil ou para o Hospital Universitário (HU).
Entre os principais problemas enfrentados na unidade, estão a baixa remuneração, o atraso no repasse de pagamentos, a superlotação, o excesso de trabalho e a falta de profissionais. Desde quarta-feira (20), o hospital não recebe mais gestantes de alto risco ou transferência de bebês em estado grave.