Notícias

Hospital promove mutirão de cirurgias pediátricas em Londrina

19 jun 2015 às 15:47

O Hospital Infantil Sagrada Família realiza neste sábado (20) um mutirão de cirurgias para remoção da fimose – a postectomia ou circuncisão. Nove crianças, com idades entre 2 e 7 anos, serão beneficiadas na segunda etapa do mutirão. No primeiro dia, 12 crianças de Londrina e região foram atendidas. A ação continua a cada duas semanas, sempre aos sábados, podendo beneficiar até 150 crianças. Todos os pacientes são do Sistema Único de Saúde (SUS).

Um dos primeiros pacientes a serem operados aguarda há 2 anos e quatro meses pela cirurgia. Os demais aguardam desde o ano passado. Entre eles, três são de Londrina. Os outros são de Cambé, Jaguapitã, Tamarana, Japira e Maringá.


Uma equipe de oito médicos entre cirurgiões, anestesistas e residentes estão envolvidos para viabilizar as cirurgias. São eles: duas cirurgiãs pediátricas: Ides Miriko Sakassegawa e Ricardo Parreira, que também são docentes do Hospital Universitário (HU); duas anestesistas: Amália Tamae Okamoto e Juliane Cavalheiro; e quatro residentes de Medicina do HU: André Fernando Tannouri Garbin, Karina Miura da Costa, Sandro José de Oliveira e Paulo Gasparetto.


Duas salas cirúrgicas serão usadas simultaneamente para os procedimentos sob a coordenação da médica Ides Sakassegawa. As duas primeiras cirurgias devem começar às 7h30. A última deve terminar por volta das 12h30. As crianças operadas devem ter alta do Hospital no mesmo dia.

180 postectomias em 2015 – O Hospital Infantil realiza, em média, 30 postectomias/mês. O que representa 18% do total de 170 cirurgias/mês realizadas no Hospital. Só neste ano, o Infantil já realizou 180 postectomias, mais da metade em pacientes do SUS.


Continue lendo