O Hospital Infantil Sagrada Família, unidade da Irmandade da Santa Casa de Londrina (ISCAL), entrega nesta quarta-feira (12) o novo Pronto Atendimento (PA). O serviço, que já funciona no Hospital, passa a funcionar em estrutura anexa. A ampliação de 483 m² de área construída conclui a primeira etapa das obras de modernização do Hospital Infantil feitas em parceria com a Unimed-Londrina.
Voltado ao atendimento de crianças em situação de urgência (casos graves, porém sem risco iminente para a vida), o novo PA conta com estrutura de 10 consultórios, três salas de observação, sala de inalação e sala de procedimentos, além de espaço de acolhimento e estruturas de apoio como os três postos de enfermagem. O serviço vai continuar atendendo ao Sistema Único de Saúde (SUS), outros convênios e particulares. Não houve mudança no atendimento das emergências que continuam no prédio principal do Hospital Infantil.
Assim que as reformas internas do Hospital estiverem prontas, o serviço de PA retorna para o prédio principal. A partir desse retorno, essa área ampliada passa a atender definitivamente como ambulatório.
Investimento
Com a entrega dessa área, as obras seguem para o prédio principal do Hospital Infantil que terá todo o pronto-socorro, os 44 leitos de pediatria e estruturas administrativas e de apoio totalmente reformados. As obras, que começaram em dezembro de 2014, incluem ainda a construção de uma torre para instalar um setor próprio de diagnóstico por imagem. Ao final, o Hospital passará a contar com 3.407 m² de área construída – um aumento de 1.136 m² na estrutura atual.
As obras acontecem sem interromper nenhum serviço e devem estar totalmente concluídas até meados de 2016. O investimento total é de R$ 4 milhões. Os recursos são repassados pela Unimed-Londrina como antecipação de produção, conforme as obras são executadas. A parceria com a Unimed-Londrina faz parte de um projeto para consolidar o Hospital Infantil como referência em atendimentos pediátricos, principalmente os de alta complexidade, para o interior do Paraná.
As reformas vão beneficiar todos os pacientes atendidos no Hospital, além do corpo clínico e 197 funcionários. Único hospital exclusivamente pediátrico do interior do Paraná a atender SUS, o Hospital é referência em procedimentos de alta complexidade, sendo retaguarda para outros serviços, como o PAI. Mensalmente são realizados mais de 3 mil atendimentos em urgência e emergência; 200 internações e 170 cirurgias. Para isso, o Infantil conta com 64 leitos, sendo 44 de internação e 20 de UTI neonatal e pediátrica.