Notícias

Hospital Evangélico retoma atendimento de urgência

23 jan 2013 às 18:15

Um acordo entre a direção do Hospital Evangélico de Curitiba e a prefeitura da Capital vai possibilitar a reabertura da unidade de atendimentos de urgência e emergência do centro médico. A reabertura está prevista para as 19 horas desta quarta-feira (23). O local estava parado desde a manhã de terça-feira (22) em protesto de funcionários por falta de pagamentos de salários.

A prefeitura disse que antecipou o repasse de verba para o Evangélico para sanar parte da dívida de R$ 3,2 milhões herdada da gestão anterior. Dessa forma, funcionários voltam a trabalhar. Segundo a prefeitura, também será antecipada verba para o pagamento de funcionários do Centro de Especialidades Médicas do Bairro Novo e no Centro Comunitário do Bairro Novo (o Hospital do Bairro Novo), ligados ao Hospital Evangélico.


Ainda de acordo com a prefeitura, a retomada dos trabalhos no centro de urgência e emergência será acompanhada por uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba para garantir o atendimento.


Problemas - o Hospital Evangélico enfrenta problemas desde o início do ano por causa da falta de pagamentos de funcionários do hospital. Por atender, na maioria (95%), casos do Sistema único de Saúde, a entidade depende de repasse do governo municipal para que os funcionários recebam os salários, que estão atrasados neste mês de janeiro.

Na manhã de terça-feira (22), os funcionários pararam os atendimentos de urgência e emergência encaminhados pelo Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência) e o (Samu) Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Apenas os casos de urgência direta, com pacientes que não eram trazidos por essas ambulâncias, eram atendidos.


Continue lendo