Durante o período da Copa do Mundo, pacientes que forem encaminhados ao Hospital do Trabalhador, em Curitiba, poderão fazer críticas, sugestões, reclamações e elogios ao atendimento, em inglês ou português. O serviço bilíngue é uma das ações preparadas pela Ouvidoria Estadual do SUS (Sistema Único de Saúde) para atender os visitantes que virão à Curitiba por conta dos jogos da Copa e que necessitem de atendimento no hospital.
A ouvidora estadual do SUS, Oliva Vasconcelos, explica que as medidas foram planejadas para garantir o acesso de estrangeiros ao serviço. "Adaptamos nosso fluxo de atendimento para receber melhor as demandas dos brasileiros e também criamos mecanismos para ouvir os estrangeiros", afirmou.
Quatro urnas da ouvidoria foram instaladas no pronto-socorro, ambulatório, maternidade e ala de exames para receber as demandas dos usuários. As fichas de manifestação foram produzidas em formato bilíngue (português-inglês), assim como a Cartilha de Direitos dos Usuários da Saúde, que será distribuída em pontos estratégicos do hospital.
Além disso, a ouvidoria do hospital atenderá de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, no hall de entrada da Avenida República Argentina. Caso o paciente esteja internado, ele terá a opção de solicitar a presença da ouvidora em seu leito para realizar a manifestação.
No período da Copa, o hospital contará com tradutores para auxiliar a comunicação entre a equipe da unidade e os pacientes/familiares estrangeiros. O serviço é uma parceria com os acadêmicos de Medicina da Universidade Federal do Paraná que fazem residência no hospital.
A Ouvidoria do SUS no Paraná dispõe ainda de mais dois canais de comunicação com a população. As manifestações podem ser feitas pelo telefone 0800 644 4414 ou pelo site www.saude.pr.gov.br (menu ouvidoria).