Notícias

Hospital do Câncer promove ação para doações de lençóis

21 set 2018 às 12:44

Referência no Paraná no tratamento de pessoas com câncer e no combate à doença, o HCL (Hospital do Câncer de Londrina) realiza, até o fim de outubro, campanha para arrecadar lençóis. Por conta do grande atendimento, o hospital necessita fazer a troca das roupas de cama a cada quatro meses, devido ao desgaste dos produtos químicos. São pedidos os de tecido Perkaleen ou algodão cru, branco, com medidas de 2,20m por 2,50m. As doações podem ser feitas no HCL ou na Catedral Metropolitana de Londrina.

Segundo a coordenadora de campanhas e voluntariado, Iracema Fabian, toda ajuda é bem vinda para o hospital, pois a escassez afeta os produtos de que o hospital precisa e também o pagamento de contas e funcionários. ''Nossas prateleiras estão vazias. A roupa de cama é lavada e sobe direto para novo uso por conta da falta que existe. Então, precisamos de toda ajuda da comunidade, tanto local quanto regional, pois uma simples ajuda, de qualquer forma, já faz uma grande diferença.'


Atualmente, o HCL tem 48 mil pacientes e quase 90% de todo atendimento é feito para pacientes do SUS. Mas, como o SUS cobre apenas 65% dos custos, o hospital trabalha com deficit mensal de R$ 1,2 a R$ 1,5 milhão.


Sobre o trabalho voluntário realizado no HCL


Quem tem interesse em fazer trabalho voluntário no HCL precisa passar por curso de formação, uma base de preparo para ter o conceito de como tratar os pacientes, dos procedimentos corretos, das vestimentas para trabalhar, entre outros detalhes. ''O voluntariado serve para auxiliar e complementar as atividades externas e internas do hospital, com o objetivo de ajudar na agilidade e na qualidade do atendimento ao público'', comenta Iracema.


Há dois tipos de voluntariado: o interno e o externo. A coordenadora explica que trabalho interno envolve a acolhida dos pacientes, nutrição e atendimento em domicílio. ''O voluntariado do acolhimento colabora no auxílio para os pacientes se localizarem dentro do HCL, levando-os até os locais de tratamento. Esse tipo de ajuda transmite apoio para os pacientes e auxilia na agilidade do atendimento. Também tem a casa de apoio aos pacientes, para aqueles que não têm condições de ir e voltar para sua cidade nem pagar uma hospedagem, oferecendo moradia, refeições e lanches para os acompanhantes'', relata.


Já o voluntariado externo ajuda na captação de recursos, como os cofrinhos para doações deixados em estabelecimentos, atendimento online e no contato com a população, por telefone, pedindo ajuda com carnê ou conta de luz.


Além do mais, existe as voluntárias da central de acessórios, que são as pessoas que se encontram uma vez por semana com as pacientes que estão em tratamento para dar dicas de beleza e cuidados.''Esse voluntariado busca doações de toucas e perucas para as mulheres que estão em tratamento, e com isso, dicas de como cuidar do cabelo, como usar os lenços, dicas de maquiagem, tudo para deixar o paciente mais contente'', explica.

O hospital realiza bazar, chás, almoços, bingos e leilões. ''No bazar, o voluntário faz a triagem das roupas que chegam para colocar nas prateleiras, arrumar as araras, vendas, etc.''


Continue lendo