Notícias

Hoftalon é acreditado com excelência na qualidade de serviços

12 abr 2017 às 11:27

O hospital Hoftalon – Centro de Pesquisas e Estudo da Visão é o primeiro hospital de especialidades no sul do País a receber a acreditação nível 3 da ONA, a Organização Nacional de Acreditação, uma acreditação específica para a área de saúde.

A ONA é a mais respeitada entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. A metodologia é reconhecia pela ISQua (International Society for Quality in Health Care ou Sociedade Internacional para Qualidade nos Cuidados da Saúde, em livre tradução), associação parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) que conta com representantes de instituições acadêmicas e organização de saúde de mais de 100 países. O processo é de constantes avaliações e aprimoramento nos serviços de saúde, melhorando a qualidade da assistência.


São 3 níveis de acreditação, de 1 a 3. O nível 1 (um) para instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais, já o 2 (dois) é o Acreditado Pleno, para instituições que atendem os critérios de segurança e apresentam gestão integrada, com processos em plena comunicação entre as atividades. O mais alto é o nível 3 (três) que é para os acreditados com excelência, sendo o princípio desta excelência na gestão. Neste nível, além de atender os dois primeiros níveis, a instituição já apresenta uma cultura da organização de melhoria contínua com maturidade institucional.


"Foram muitas mudanças desde dezembro de 2012, quando alcançamos a nossa primeira acreditação. Reformas, novos equipamentos, um sistema gestão contemporâneo, um RH focado no desenvolvimento organizacional, um modelo de governança e uma operação (hotelaria, nutrição, manutenção, agendamentos) que funciona como um relógio" – constata Rodrigo Hasegawa, superintendente executivo do Hoftalon.

O hospital é filantrópico e realiza hoje 150 mil atendimentos para aproximadamente 120 municípios da região de norte do Estado (88% para SUS). Por ano são 14 mil cirurgias, sendo 61% para o SUS. Toda a tecnologia é compartilha entre os atendimentos públicos, privados e conveniados. Não há distinção de qualidade, o que fez com que o Hoftalon seja hoje o único hospital brasileiro a ser membro da Associação Mundial de Hospital de Olhos.


Continue lendo