Notícias

Hidroterapia apresenta melhora em pacientes com artrose

20 fev 2012 às 16:09

As doenças reumáticas, que afetam 10% da população mundial, estão entre os principais problemas de saúde da atualidade. A mais comum delas é a osteoartrose, popularmente conhecida como artrose. Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), 20% dos adultos brasileiros são acometidos pela doença, que é uma das principais causas de incapacidade e afastamento do trabalho.

A enfermidade está diretamente ligada ao envelhecimento, evoluindo de forma degenerativa pelo desgaste da cartilagem. Mais de 70% das pessoas acima de 70 anos tem evidência radiográfica desta doença, mas apenas parte destasdesenvolvem sintomas. O processo ocorre em homens e mulheres e atinge, sobretudo, as articulações que dão sustentação ao peso, como joelhos, coluna e quadris.


De acordo com o fisioterapeuta Rogério Celso Ferreira, da Clínica Hidrodinâmica, em Belo Horizonte (MG), os principais sintomas da artrose são dores e limitações nos movimentos da articulação. Para a prevenção e tratamento dos pacientes com a doença, o especialista indica a Hidroterapia, também conhecida como fisioterapia aquática.


Sintomas


"Os primeiros sintomas apresentados pelo paciente com artrose são as sensações de incômodo nas articulações, geralmente pela manhã, e dores no joelho ao fazer movimentos de subir e descer escadas. Em casos mais avançados, as dores tornam-se mais frequentes e podem acarretar, inclusive, deformações nas articulações, como por exemplo, nos dedos das mãos", explica Rogério.


O especialista alerta, principalmente, para a questão do sobrepeso como potencializador da doença. "Um dos fatores que favorece o aparecimento da artrose é o excesso de peso, que produz uma sobrecarga nas articulações. Como prevenção, é importante manter uma dieta balanceada e sem excesso de gorduras e a prática constante de atividade física", destaca.


Como tratar


A Hidroterapia é um tratamento com finalidade terapêutica, realizado em piscina aquecida e coberta, em ambiente seguro, conduzido por fisioterapeutas qualificados, com o objetivo de prevenção de doenças e reabilitação física. A modalidade tem sido utilizada com sucesso no tratamento da artrose, pois contribui para aliviar a dor, melhorar a funcionalidade dos movimentos e a qualidade de vida do paciente.

"Como a água reduz a pressão interna das articulações, associamos exercícios específicos, propiciando melhor condicionamento muscular e com isso o alívio de dores ao longo do dia. Os exercícios e os procedimentos são personalizados com o objetivo de promover e facilitar a reabilitação de maneira individualizada", completa Rogério Celso Ferreira. Ele esclarece que o paciente não precisa saber nadar para fazer o tratamento.


Continue lendo