O Hemocentro Regional de Maringá, serviço de hemoterapia do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), que faz parte da Hemorrede pública de sangue do Estado do Paraná, lembra a toda população que está coletando sangue de pessoas que se recuperaram da Covid-19 para utilizar o plasma convalescente no tratamento de pacientes infectados pela doença.
Esse trabalho faz parte das ações do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), para viabilizar alternativas de tratamento e minimizar a gravidade dos casos de Covid-19 e ajudar toda rede pública no enfrentamento à pandemia.
"Quando alguém tem a doença, seu organismo desenvolve anticorpos que combatem o novo Coronavírus. Esse plasma rico em anticorpos pode ser coletado de uma pessoa recuperada e depois transfundido para um paciente doente que ainda luta contra o vírus”, explica a diretora do Hemocentro, Márcia Regina Momesso.
Leia mais:
Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo após cinco anos
Campanha médica promove evento focado na prevenção de arritmias em Londrina
Para doar é preciso ter entre 18 e 59 anos completos, estar em boas condições de saúde, não ter utilizado ventilação mecânica durante o tratamento da doença, nunca ter recebido transfusão de sangue, além da ausência de gestação ou abortos.
Os doadores interessados e que se enquadrarem nos critérios acima devem entrar em contato pelo telefone (44) 3011-9151 para ter mais informações. O Hemocentro fica na Avenida Mandacaru ao lado do HUM.