A Secretaria Municipal da Saúde informa que, a partir desta sexta-feira (24), o pronto-atendimento do Hospital de Clínicas estará fechado para o atendimento ao público. As pessoas que precisarem de cuidados médicos deverão se dirigir diretamente a qualquer das oito unidades de urgências médicas de Curitiba ou, no caso de pacientes de fora do município, aos serviços médicos de suas próprias cidades.
O motivo do fechamento desse setor do HC é o direcionamento do espaço para a estruturação de uma área de atendimento específica para os pacientes respiratórios graves ou em situação de risco que estejam sob suspeita de estarem contaminados pelo H1N1 ? o vírus da nova gripe ou Influenza A. O setor receberá somente os pacientes encaminhados pelas unidades de urgência.
A princípio, o novo setor terá catorze leitos com respiradores, além de outros dezenove para isolamento. Segundo a superintendente de gestão da Secretaria Municipal da Saúde, Eliane Chomatas, com a decisão Curitiba melhora a infra-estrutura para atender os pacientes que necessitarem de internamento hospitalar.
À tarde, o órgão havia anunciado a mudança de critérios para realização de exames para detecção do vírus. Agora, serão submetidos à coleta de amostras para realização do exame apenas os pacientes com quadro respiratório grave ou em situação de risco ? o mesmo público que poderá ser remetido para internamento.