A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou ontem (27) que reunirá esforços para estender a vacinação contra a gripe A aos paranaenses de cinco a 19 anos, que somam dois milhões e 300 mil habitantes. Se houver doses suficientes, diz a Sesa, 80% da população será imunizada.
No início desta semana, o secretário da Saúde no Paraná, Carlos Moreira Júnior, entregou o quantitativo desta faixa etária ao juiz federal Marcus Holz, que analisa a ação que obriga o Estado a adquirir as doses do imunizante.
Moreira aproveitou o evento semana passada da Confederação Nacional dos Secretários de Estado da Saúde (Conass) para pleitear as doses sobressalentes da vacina nos estados do nordeste.
Ontem o Ministério Público Federal (MPF) enviou nota reforçando que o fim do prazo para a União apresentar um posicionamento sobre o pedido junto à Justiça Federal, da massificação das vacinas no Estado.
Em contato com a Procuradoria Geral da União no Paraná, que representa o Ministério da Saúde (MS), o chefe de gabinete do órgão adiantou que o MS disse não ter doses para imunizar o restante da população. Durante audiência entre as partes, semana passada, foi cogitada a possibilidade de acordo, estendendo as doses para as crianças de cinco a 19 anos.
Ontem a assessoria do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), divulgou o resultado do pedido feito pela Associação Médica do Paraná (AMP) e pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-PR) para que suspensão da liminar que tirou o direito de vacinar todos os paranaenses fosse reavaliada. Os desembargadores do TRF4 mantiveram a suspensão da liminar.