O prefeito de Apucarana, João Carlos de Oliveira, está afastado de suas atividades, em isolamento domiciliar, desde a última segunda-feira (20).
A reclusão foi recomendada pela Vigilância Sanitária Municipal porque Oliveira teve contato direto com o diretor da Sanepar e ex-prefeito Valter Aparecido Pegorer, um dos casos suspeitos de gripe A (H1N1) da cidade, que está sendo investigado pela Secretaria Muncipal de Saúde.
Segundo o secretário de saúde de Apucarana, Ribamar Leonildo Maroneze, Pegorer passou a apresentar os sintomas da doença no sábado (18). Ele teve inflamação de garganta e dores pelo corpo. Seu estado de saúde é considerado bom.
O prefeito de Apucarana até o momento não apresentou nenhum sintoma da gripe A mas deve permanecer afastado. Vários compromissos agendados para esta semana tiveram que ser cancelados ou adiados.
O secretário de saúde e o chefe da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, Kazuhiko Yamamoto, divulgaram ontem um novo caso suspeito e seis novos casos monitorados da Gripe A (H1N1), em Apucarana. Até ontem, o número de casos suspeitos eram seis.
Em junho, Apucarana teve um caso confirmado e um descartado por exame laboratorial.