Notícias

Gravidez: Melhor período para perder peso é de 3 a 12 meses após parto

31 mar 2014 às 15:05

Uma pesquisa canadense faz um alerta às mulheres que tiveram filhos recentemente ou ainda pretendem ter. O estudo, publicado na revista Diabetes Care, diz que o melhor período para perder o peso adquirido na gravidez é de 3 a 12 meses após o parto.

Segundo os pesquisadores, esse tempo pós-parto é essencial para a saúde da mulher, pois, caso não percam o excesso de peso ou engordem mais, sérios riscos podem vir à tona, como hipertensão, doenças cardíacas e fatores relacionados à diabetes.


A pesquisa constatou que os fatores de risco estavam presentes nas mulheres que não perderam peso dentro de um ano, ao contrário do que se verificou naquelas que, de fato, voltaram ao peso normal.


A pesquisa acompanhou cerca de 300 mulheres. Foram monitorados fatores de risco para diabetes, doenças cardíacas, como a pressão sanguínea, o LDL (colesterol ruim) e a resistência à insulina.


"A maioria das mulheres não está voltando ao peso de antes da gravidez logo imediatamente (depois do parto) e descobrimos que o padrão típico é que mais de 80% não fazem isto durante três meses", afirmou Ravi Retnakaran, responsável pela pesquisa e médico do Hospital Mount Sinai, em Toronto.


Mudança de peso


É normal que as mulheres ganhem peso durante a gestação. Geralmente, elas costumam engordar cerca de 20% ou mais do peso inicial.


A pesquisa ainda descobriu que o peso da mulher um ano após o parto tende a ser um forte indício de como será seu peso em 15 anos.


Dentro do universo do estudo, 75% das mulheres conseguiram emagrecer no período recomendado, enquanto os 25% que não conseguiram, demonstraram alto risco de desenvolver diabetes e doenças cardiovasculares.


Segundo Maureen Talbot, enfermeira cardíaca do British Heart Foundation, é realmente difícil perder peso após a gravidez, porém, mantê-lo acima do normal eleva a probabilidade de infarto e derrame.


"Com um bebê novo você vai, sem dúvida, ficar ocupada, então não tente correr para dietas e uma rotina extenuante de exercícios", aconselha Talbot. "Ao invés disso, volte a fazer exercícios de forma equilibrada encaixando atividades físicas em sua rotina, por exemplo, uma caminhada na hora do almoço ou uma aula de ginástica com o bebê", completou.

(Com informações da BBC Brasil)


Continue lendo