Notícias

Grande procura zera estoque de vacina em algumas UBS de Londrina

01 mai 2016 às 17:37

A alta procura pelas doses da vacina contra a gripe fez, pela primeira vez, o município atingir cerca de 60% da meta de imunização já na primeira semana de campanha de vacinação, iniciada no dia 25 de abril. Dos 142.244 londrinenses esperados para receber a dose da vacina até o dia 20 de maio, quando termina a campanha no Estado, aproximadamente 85 mil estão imunizados. A corrida às unidades de saúde foi tão grande que em algumas UBS as doses acabaram neste sábado (30), quando aconteceu o Dia D contra a gripe. O município deve receber uma nova remessa de vacina já nesta segunda-feira (02)e os estoques nas unidades de saúde devem ser normalizados entre terça e quarta-feira.

No primeiro dia de campanha, o secretário municipal de Saúde, Gilberto Martin, informou que haviam sido disponibilizadas 53 mil doses da vacina trivalente, suficientes para imunizar 30% da meta. O cálculo das doses foi feito com base nos anos anteriores. No ano passado, por exemplo, na primeira semana de campanha, foram atingidos 25% da meta. As 53 mil primeiras doses, no entanto, acabaram nos primeiros dias e o reforço de 27 mil doses recebido pela secretaria também não foi suficiente para atender toda a demanda, inflada pela divulgação do Dia D. "Fizemos 73 mil vacinações nos primeiros cinco dias. No sábado, foram perto de 12 mil", disse Martin.


Neste ano, a gripe já matou 230 pessoas no País, sendo oito no Paraná. Em Londrina, sete casos da doença foram confirmados, mas não há registro de mortes.

Com o reabastecimento, a vacina estará disponível em todas as unidades básicas de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Têm direito à imunização crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade, gestantes e parturientes, idosos acima de 60 anos, profissionais da área de saúde e funcionários do sistema prisional, presidiários, população indígena e pessoas portadoras de doenças crônicas. (Leia a reportagem completa na Folha de Londrina desta segunda-feira)


Continue lendo