O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse hoje (10) que um pacote de ajuda humanitária para países da África Ocidental atingidos pela epidemia de ebola está em análise na Casa Civil e na Presidência da República. Segundo ele, o pacote deve ser anunciado nos próximos dias.
Ontem (9), o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, afirmou que o anúncio do pacote seria feito hoje pelo governo brasileiro.
Durante coletiva de imprensa, Chioro explicou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) solicitou ao país o envio de alimentos, medicações e equipamentos, como geradores e caminhões. O ministério já informou à Casa Civil a disponibilidade, por exemplo, de ambulâncias para serem enviadas aos países.
Leia mais:
Brasil intensifica campanha e alerta sobre sintomas de dengue
Brasileiros mais ricos e instruídos praticam mais atividade física, diz Datafolha
ANS estuda recomendar mamografia a partir dos 50, a cada dois anos, como é feito no SUS
Secretaria da Saúde pede doações de sangue para suprir alta demanda no Paraná
Chioro acrescentou a possibilidade de o pacote incluir ajuda financeira e também material. "Fizemos a identificação de que tipo de reposta poderíamos dar e a decisão agora é coordenada pelo ministro das Relações Exteriores, pela Casa Civil e pela presidenta", disse. "Não se trata apenas de uma ajuda humanitária, mas de algo decisivo para o processo de apoio ao bloqueio e para ações de controle da doença na África Ocidental", completou.