Notícias

Funcionários do HZN e do HZS voltam ao trabalho em Londrina

13 fev 2015 às 15:58

Os servidores da Secretaria Estadual de Saúde suspenderam a greve geral da categoria em assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (13). Os funcionários decidiram voltar ao trabalho após a retirada de pauta na Assembleia Legislativa (Alep) dos projetos de lei do chamado "pacotaço", que preveem ajustes fiscais, cortes de despesas e mudanças na previdência do funcionalismo. Em Londrina, os profissionais dos hospitais da Zona Norte (HZN) e da Zona Sul (HZS) começaram a retornar aos serviços no início da tarde, mas o atendimento só será normalizado neste sábado (14). "Como a paralisação durou apenas um dia, não registramos nenhum grande prejuízo", garantiu o diretor do HZN, Walter Marcondes Filho, em entrevista ao Bonde na tarde desta sexta.

Ele admitiu, entretanto, que o hospital só atendeu casos de urgência e emergência na quinta-feira (12). "Ficamos sem ter o que fazer com poucos funcionários", explicou. O HZN também teria enfrentado problemas com a lavanderia contratada para limpar as roupas de cama. Sem receber, a empresa chegou a segurar a devolução do material por alguns dias. Familiares de pacientes precisaram levar lençóis e panos limpos para forrar as camas. Marcondes Filho garantiu que o pagamento já foi feito e o serviço normalizado.


Greve


De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Pública do Estado do Paraná (SindSaúde), a greve está suspensa, mas a categoria vai se manter mobilizada. Os servidores devem voltar a se reunir no próximo dia 24, após o período de carnaval, quando o Governo do Estado pretende reapresentar os projetos de lei do "pacotaço" reformulados.

O SindSaúde garante, ainda, que o movimento não se encerrou e que a greve pode ser retomada a qualquer momento.


Continue lendo