Profissionais e estudantes do 5º ano do curso de Farmácia da UEL realizam esta semana uma série de atividades dentro da campanha nacional que incentiva o uso racional de medicamentos. Até quinta-feira, a comunidade interna e externa poderá fazer exames preventivos da pressão arterial e da glicemia. O objetivo é realizar um corpo a corpo com a população incentivando a prevenção e evitando o uso indiscriminado de medicamentos. As atividades estão concentradas na Farmácia Escola da UEL, no Campus Universitário.
Dados nacionais dão conta que a automedicação é praticada por 76,4% da população. Outros 32% dos brasileiros costumam aumentar a dose do medicamento por conta própria, sem qualquer recomendação médica.
Segundo a farmacêutica Sandra Stersa, o atendimento será feito de forma individual, garantindo a chamada 'atenção farmacêutica', que preconiza detectar e resolver problemas relacionados ao consumo indiscriminado de medicamentos. A campanha prossegue até quinta-feira, das 8 às 18 horas.