Notícias

Farmácia de Londrina coleta remédios vencidos

10 set 2010 às 08:39

Recentemente, a promotoria do Meio Ambiente de Londrina, o Instituto Nacional de Desenvolvimento da Saúde e Ecologia (Indese), Vigilância Sanitária, farmacêuticos e pesquisadores estiveram reunidos para discutir a formação de uma campanha de conscientização sobre o descarte de medicamentos vencidos ou em desuso.

A iniciativa, que também visa criar pontos de coleta dos medicamentos, surgiu a partir de constatações de que o descarte incorreto, seja no lixo ou na rede de esgoto, traz consequências sérias à saúde humana e ao meio ambiente.


Porém, antes mesmo de ser elaborado o plano da campanha, uma farmácia de Londrina já dá bons exemplos. ''Temos acompanhado essa problemática e resolvemos ampliar esse trabalho, que já é feito internamente, para toda a sociedade'', diz a farmacêutica Lucimara Bertoli, da Farmácia de Manipulação Phloraceae.


Em cada uma das farmácias da rede, as pessoas encontram coletores e informativos sobre a necessidade da destinação correta aos remédios. ''Percebemos que algumas pessoas já têm essa consciência, mas é preciso envolver toda a comunidade'', afirma ela, ao ressaltar que a coleta é válida para todo medicamento, independentemente do local onde foi adquirido.


A campanha ECO Phloraceae teve início no dia 18 de agosto e já conseguiu recolher mais de três coletores cheios, que serão recolhidos por uma empresa de Mauá (interior de São Paulo), responsável pelo transporte e incineração dos medicamentos. ''As embalagens e bulas, que não têm contato direto com o remédio, são destinados à reciclagem'', completa.


Segundo a farmacêutica, o próximo passo da campanha é fechar parcerias para que as escolas municipais se tornem pontos de coleta. ''O objetivo é recolher o máximo de medicamentos'', justifica.

Serviço: Mais informações sobre os pontos de coleta no telefone: (43) 3321-1222


Continue lendo