O governador Beto Richa (PSDB) comentou, em entrevista coletiva em Londrina nesta quarta-feira (20), as dificuldades sofridas pelos usuários dos hospitais da Zona Norte (HZN) e da Zona Sul (HZS). As instituições sempre ficam sem plantonistas aos finais de semana. Os profissionais reclamam da superlotação e se abdicam de trabalhar. A ausência de médicos nos hospitais do Governo do Estado superlotam as demais unidades do município. "Reconheço que falta fiscalização. Mas garante que a Secretaria de Saúde não vai aceitar desculpas esfarrapadas", destacou Richa.
O governador garantiu, também, que prepara uma solução para os furos nas escalas de plantão. "O governo e o Cismepar (Consórcio Intermunicipal do Médio-Paranapanema) estão estudando medidas urgentes para resolver de uma vez por todas essa situação aqui em Londrina", disse citando a entidade responsável por contratar os plantonistas para HZN e HZS. Sem revelar detalhes, o tucano destacou que o projeto vai ser colocado em prática a partir da próxima semana. "No mês passado, autorizamos o aumento salarial aos plantonistas e mesmo assim faltaram médicos. Tivemos conhecimento desta situação e reprovamos completamente o ocorrido", reiterou.
Ele também pediu a ajuda do município para resolver os problemas. "Eu conheço essa dificuldade. Não podemos empurrar com a barriga ou transferir responsabilidades. Temos que nos unir para garantir uma saúde pública de qualidade", ressaltou.
Em reunião realizada na noite de terça-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde garantiu mais médicos para os postos de saúde. Já o Cismepar admitiu dificuldades, mas garantiu que está analisando meios de manter os plantonistas nas escalas.