Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Texas, EUA, constatou que o cogumelo japonês pode contribuir no combate ao HPV. A infecção causada pelo vírus papiloma é contagiosa, afeta muitas mulheres e pode levar ao câncer cervical ou de colo de útero.
O estudo realizado com ratos constatou que, quando ministrado o uso do extrato do cogumelo japonês, os indivíduos contaminados eliminaram o vírus do organismo em um prazo de 90 dias, além de terem os tumores do colo do útero diminuídos.
Os pesquisadores acreditam que o cogumelo pode vir a substituir a vacina contra o HPV. "Os resultados deste estudo foram muito encorajadores. Iniciada em 2008, a pesquisa mostra que o extrato tem o potencial para tratar a infecção causada pelo HPV", disse a pesquisadora Judith Smith. Ainda de acordo com Smith, o extrato do cogumelo estimula o próprio sistema imunológico do paciente a combater a doença.
Os resultados alcançados foram apresentados no 45º Encontro Anual de Câncer da Mulher, em Tampa, na Flórida, realizado neste mês de março, do dia 22 a 25. O encontro é organizado pela Society of Gynecologic Oncology (Sociedade de Oncologia Ginecológica).
(Com informações do Portal Terra)