A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta segunda-feira (19) novo exame que descarta qualquer possibilidade de morte por dengue da mulher de 39 anos que veio a óbito, em novembro, em Londrina. O novo exame foi feito pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). Em novembro, outro exame já havia sido feito e, igualmente, deu negativo para dengue.
A paciente morreu no Hospital Universitário de Londrina, no dia 14 de novembro, e tinha sido internada no dia 9, procedente do Hospital da Zona Sul. A diretora de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Sandra Caldeira, destacou que, com o novo exame, não há mais qualquer dúvida. "Os exames necessários foram feitos e a causa morte, por dengue, foi completamente descartada", enfatizou.
De acordo com o último levantamento da Secretaria Municipal da Saúde, até o dia 16 deste mês, segundo o ano epidemiológico, a partir de 1º de agosto de 2011, Londrina registrou 1.828 casos suspeitos, sendo que, destes, 22 foram confirmados, mas não houve óbitos em decorrência da doença. No ano de 2010, a partir de 1º de agosto, Londrina apresentou 184 casos positivos.
Mutirões
A equipe de Endemias, que trabalha no controle e fiscalização nas residências, prossegue com os mutirões contra a dengue na cidade. Nesta semana, estão previstos mutirões nos dias 20 e 21 de dezembro, na região leste, no bairro Marabá e região. Nos dias 27 e 28 de dezembro, haverá mutirões na região norte, no Conjunto Habitacional Vivi Xavier.