O secretário da Saúde, Gilberto Martin, autorizou o credenciamento de 10 leitos de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal (UCIN) no Hospital Evangélico de Londrina. A unidade, que já está pronta, é destinada ao atendimento de bebês prematuros da região que necessitam de cuidados semi-intensivos.
Para o diretor-geral do hospital, Luiz Soares Koury, com o funcionamento da unidade, os médicos terão maior segurança em liberar os recém-nascidos fora de perigo, das Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
"O benefício maior é para as próprias crianças, que ao saírem da UTI serão tratadas na UCI até se recuperarem totalmente. Antes, os médicos se sentiam inseguros nesse sentido e muitas vezes mantinham os pacientes por mais tempo na UTI", explicou.
R$ 41 mil por mês
De acordo com o superintendente de Gestão em Saúde, Irvando Carulla, o repasse do governo estadual para custeios com internamentos na nova unidade será de R$ 41,160 mil por mês.
No Paraná são 139 leitos de UCIN credenciados para o Sistema Único de Saúde, sendo que 25 estão em Londrina.
UCIN – As Unidades de Cuidado Intermediário Neonatal são destinadas ao atendimento de recém-nascidos em situações de pós-alta de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), baixo peso, necessidade de observação nas primeiras 72 horas de vida, crianças submetidas a cirurgias de médio porte e desconforto respiratório leve.
As unidades proporcionam vigilância, tratamento e cuidados aos recém-nascidos prematuros e com problemas de saúde que possam ser potencialmente graves.