Notícias

Evangélico inaugura novo setor de hemodinâmica

25 nov 2010 às 10:17

Nesta quinta-feira (25), o Hospital Evangélico de Londrina apresentará as novas instalações da Cardiocat - Serviço de cardiologia e radiologia intervencionista. Pioneiro nos serviços de hemodinâmica - procedimentos médicos voltados ao diagnóstico e tratamento de cardiopatias, doenças vasculares e neurológicas - em Londrina e na região norte do Paraná - o Hospital Evangélico despontou nessa especialidade. "Lembro-me do primeiro exame realizado, em outubro de 1972", conta o médico Samuel Silva da Silva, responsável pela implantação da hemodinâmica no HE.

Anos após, também idealizada por Samuel Silva e os médicos Osney Moure e Luciano Façanha, foi inaugurada a Cardiocat, em 2003, então na condição de empresa terceirizada dentro do HE, surgindo pela necessidade dos próprios médicos e do hospital em oferecer mais qualidade nos serviços de hemodinâmica para a comunidade.


A partir daí, a Cardiocat ampliou seu time de especialistas, consolidando-se. "Desde o início, a parceria entre a Cardiocat e o Hospital Evangélico de Londrina foi bem sucedida, crescendo ao longo dos anos nos investimentos em alta tecnologia e na competência técnica de seus profissionais, ambas imprescindíveis para oferecer tratamentos cada vez menos invasivos, com pós-operatório menos traumático e com melhor recuperação para o paciente", explica Ricardo Nakamura, administrador do serviço.


Com experiência de mais de 40 anos de seus médicos fundadores, a Cardiocat tornou-se referência nos procedimentos de cateterismo, angiografia, arteriografia, angioplastia, dentre outros, cujos benefícios são atestados pelos clientes. "Posso dizer, seguramente, que Londrina conta com um serviço de ponta. Além da infraestrutura, destacamos a credibilidade dos nossos profissionais. Estamos em igualdade com os serviços de primeiro mundo", ressalta Nakamura.


Para a direção do HE, quem ganha com as melhorias feitas no hospital é a opulação, uma vez que o serviço de hemodinâmica é oferecido para os usuários do Sistema Único de Saúde, outros convênios e particulares, indistintamente. "A parceria com a Cardiocat favorece o serviço de hemodinâmica em vários aspectos: os médicos deixam de ser meros prestadores, tornando-se proprietários dos serviços, consequentemente, exigindo mais qualidade em todo o processo; também a praticidade e a agilidade no atendimento para os pacientes do hospital e ainda a infraestrutura do Evangélico de Londrina para os clientes da Cardiocat, quando há a necessidade de internação e de outros procedimentos clínicos ou cirúrgicos, diz o diretor do HE, Luiz Soares Koury. O serviço de hemodinâmica funciona 24 horas.


As reformas foram conduzidas pela A3 Arquitetura (Élcio Mello e Nádia Diniz), com a proposta de oferecer ambientes humanizados, seguindo as tendências de hotelaria hospitalar: ampliação da sala de espera, criação de uma sala de leitura e internet, aumento na sala de repouso (de 2 para 6 leitos), melhorias na sala de preparo do paciente, sala de procedimentos, consultório, sala dos médicos, ala de administração, copa e um apartamento na Unidade Cardiovascular do HE, que foi reformada em 2008 por meio da parceria com a Cardiocat.

A inauguração da nova Cardiocat, nesta quinta-feira, será às 11 horas, com evento no auditório Dr. João Henrique Steffen Jr.


Continue lendo