Um estudo alemão feito com 4.685 pessoas de 35 a 74 anos descobriu que quanto maior o nível de escolaridade de um indivíduo maior a probabilidade de ele ser míope.
Neste estudo aproximadamente 38% eram míopes. O tempo de estudo foi crucial para tal apontamento, dos alunos que terminaram em 13 anos dos três níveis da escola secundária alemã em torno de 60,3% tinham problema, os que estudaram por 10 anos o índice ficou em 41,6%, por nove anos 27,2% e os que não chegaram a terminar os estudos 26,9%.
Entre os graduados ou cursos técnicos a porcentagem também é maior. O estudo foi aplicado online no periódico "Ophthalmoloy".
A associação sobre estudo e miopia permaneceu após serem considerados os fatores idade, sexo e diversas variações nas sequências de DNA conhecidas pela associação com a miopia.
"O efeito das variações genéticas sobre a miopia foi bem menor que o efeito do nível de escolaridade", afirmou a Dra. Alireza Mirshahi, oftalmologista do Centro Médico da Universidade de Mainz. "Costumávamos pensar que a miopia fosse determinada por fatores genéticos. Esse estudo é uma prova de que os fatores ambientais exercem um efeito bem maior do que se pensava."
(Com informações UOL )