Cada vez mais estudos mostram que a nossa saúde é um espelho da qualidade do nosso sono. Normalmente, pessoas com boa saúde mostram bons hábitos de sono, contudo, pessoas com dificuldades para dormir podem apresentar problemas de saúde física e mental, desde falta de concentração a depressão.
As 4 primeiras fases fazem parte do sono "non-REM", a última fase faz parte do sono "REM".
Você pode pensar que assim que adormece começa na fase 1, depois passa para a fase 2 e fase 3, algum tempo depois entra no sono REM onde começa a sonhar e então acorda e é de manhã. No entanto, os ciclos do sono são um pouco mais complicados.
As 4 fases juntas duram apenas 90 minutos (aproximadamente) e formam um ciclo de sono completo que é repetido 4 a 6 vezes durante uma noite. Contudo, o tempo que você passa em cada fase altera consoante a noite passa. A fase do sono REM, onde ocorrem os sonhos, começa a ficar mais longa na parte final da noite.
A importância do sono profundo e sono REM
Todas as fases do ciclo do sono são importantes e trazem benefícios para o nosso corpo e mente, contudo, o sono profundo (Fase N3) e o sono REM (Fase 4) são onde ocorrem os maiores processos de recuperação e manutenção do corpo e da mente.
É durante o sono profundo que o corpo é reparado e restaura os níveis de energia para enfrentar mais um dia. Essa fase ajuda a manter o seu corpo saudável, repara e faz crescer tecidos não-musculares, auxilia os músculos e ossos e fortalece o sistema imunológico.
Durante o sono REM a manutenção e reparação é feita ao nível da mente.
O sono REM é muito importante para consolidar e processar a informação que você aprendeu e esteve em contacto durante o dia e para produzir as chamadas hormonas do prazer e bem-estar a dopamina e serotonina.
Em média um adulto passa apenas 20% do sono na fase do sono REM e aproximadamente 25% do tempo na fase N3 – sono profundo.
Essa média desce para alguém que sofre de um distúrbio do sono pois passa muito menos tempo nas diferentes fases do ciclo do sono, uma vez que interrompe o ciclo continuamente e quando este é interrompido volta à fase 1.
Dicas para preservar o sono
(Fonte: Instituto do Sono / Vida definida)