Já há algum tempo, cientistas vêm desenvolvendo órgãos e células artificiais para ajudar no tratamento de algumas doenças. Agora, o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) planeja produzir sangue artificial para melhorar o tratamento de pessoas que precisam de transfusões – e pretende fazer isso em dois anos.
Para isso, especialistas em sangue e transplantes do NHS trabalharão com cientistas das Universidades de Bristol, Oxford e Cambridge usando células-tronco de adultos e de cordões umbilicais de bebês. Depois, 20 voluntários receberão em torno de 5 e 10 ml de sangue contendo essas células, e os resultados serão comparados aos de transfusões comuns.
A iniciativa do órgão de saúde acontece, principalmente, pela diminuição no número de doações de sangue. O líquido artificial será usado no tratamento de diversas patologias que precisam de transfusões, mas, primeiramente, irá beneficiar pacientes que sofrem de doenças sanguíneas – como anemia falciforme e talassemia, que necessitam de transfusões regulares.
"Cientistas do mundo todo têm investigado, por anos, como fabricar glóbulos vermelhos para oferecer uma alternativa ao sangue doado para tratar pacientes," disse o Dr. Nick Watkins, diretor da área de sangue e transplantes do NHS, ao site de tecnologia Engadget. "Estamos confiantes de que, em 2017 nossa equipe estará pronta para realizar os primeiros testes de fase inicial em voluntários humanos".
(Fonte: info exame)