Notícias

Epidemia de dengue poderia ter sido evitada em Londrina

29 dez 2011 às 18:12

A cidade de Londrina sofreu com a dengue neste ano. De 2010 para cá, 7.395 casos da doença foram registrados. Quatro pessoas morreram. A prefeitura precisou decretar estado de emergência por duas vezes para tentar conter a epidemia.

A Secretaria de Saúde intensificou o combate ao mosquito Aedes Aegypti. O setor de Controle de Endemias foi municipalizado. Os tradicionais mutirões foram antecipados. E a mobilização parece estar dando resultados. Entre agosto e dezembro deste ano, Londrina registrou apenas 30 casos de dengue. No mesmo período de 2010, início do surto, o número de registros ultrapassava os 180.


A comparação mostra que a terrível epidemia poderia ter sido evitada. "Começamos a trabalhar mais cedo neste ano. Fizemos a contratação de mais agentes, tivemos a ajuda do Governo do Estado e antecipamos os mutirões. Tudo isso ocasionou a diminuição de casos e a esperança de que Londrina fique livre de um novo surto da doença no próximo ano", destacou o coordenador do setor de Endemias da Secretaria de Saúde, Elson Belisário.


Além de destacar melhorias já implantadas, Belisário fez ressalvas de questões importantes que ainda precisam ser levadas em conta pelo poder público. Uma delas envolve os agentes de endemias. "Atualmente, contamos com 230 funcionários contratados de forma direta pelo município, mas em caráter emergencial. Já conseguimos aprovar, na Câmara, um projeto de lei que cria a função do agente. A questão dá subsídio para a prefeitura fazer um concurso público, no início do próximo ano, para a contratação de agentes em caráter efetivo. Só assim vamos acabar com a rotatividade de funcionários no setor", ressaltou.

O último mutirão de combate à dengue do ano, na região norte de Londrina, foi finalizado nesta semana. Os trabalhos devem voltar a ser feitos na próxima semana.


Continue lendo