Notícias

Epidemia de dengue pode atingir 94 municípios do PR

30 nov 2012 às 12:16

Noventa e quatro municípios do Paraná correm risco de epidemia de dengue, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. A informação leva em conta duas metodologias complementares: o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti e o Levantamento de Índice Amostral. Destes, 12 municípios têm alto risco de epidemia, pois apresentam índices de infestação predial superiores a 4%, 75 municípios estão em situação de alerta, pois têm índices entre 1% e 4%, e sete são infestados com o mosquito da dengue e não informaram dados.

"Municípios que informam os dados e fazem o dever de casa são mais fáceis de acompanhar e, se necessário, intervir. O problema é quem não notifica os índices no sistema e pode estar em situação crítica, sem que ao menos possamos ajudar no enfrentamento da dengue", disse o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.


A maioria dos municípios em situação de alerta está localizada no oeste e noroeste do Estado. Historicamente, essas regiões têm condições climáticas favoráveis para o desenvolvimento do Aedes Aegypti. Inclusive, existem cidades, como Foz do Iguaçu e Guaíra, que já enfrentaram epidemias em anos anteriores e podem sofrer com o aumento no número de casos graves da doença este ano.


"Como três sorotipos de dengue já circularam no Paraná e o quarto sorotipo circula em estados que fazem fronteira com o nosso estado a preocupação aumenta. "O caso grave (dengue com complicação ou dengue hemorrágica) ocorre geralmente quando uma pessoa que já teve dengue, Den 3 por exemplo, que predominou no ano de 2007, é contaminada por outro sorotipo, Den 1 que é o que mais circula neste ano", disse o coordenador da Sala de Situação da dengue, Ronaldo Trevisan.


Em outubro, o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto encaminhou um ofício aos prefeitos ressaltando a importância da manutenção dos agentes de endemias e dos agentes comunitários de saúde no momento de transição da gestão dos municípios. "Interromper este trabalho pode comprometer as ações de prevenção, aumentando o risco de uma epidemia de dengue", enfatizou. Ele também pediu ao Ministério Público Estadual para que acompanhe a questão.

Veja aqui a lista dos municípios com risco de epidemia.


Continue lendo