Uma empresa quer trocar a construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Londrina pela doação de um terreno público para que ela possa se instalar na cidade. A oferta foi feita ao Executivo na última semana, e revelada pelo líder do prefeito Alexandre Kireeff (PSD) na Câmara Municipal, vereador Junior Santos Rosa (PSC), durante a sessão de quinta-feira (25). Segundo ele, a empresa faria toda a obra, e os recursos federais já previstos para a construção de uma UPA na zona leste seriam utilizados para a implantação de outra unidade, em área ainda a ser definida.
A prefeitura pretende implantar a próxima UPA em uma área de praça, de 4.618 metros quadrados, localizada no jardim Gralha Azul. Um projeto de lei que libera o lote para a unidade tramita no Legislativo desde março. A matéria acabou retirada de pauta durante a sessão de quinta-feira para o Executivo analisar a possibilidade apresentada pela empresa.
Atualmente, Londrina conta com duas UPAs: uma no jardim Sabará (zona oeste), em funcionamento desde 2013, e outra na avenida Leste-Oeste, já construída, mas ainda à espera de equipamentos e funcionários. (com informações da rádio CBN Londrina)