A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou um novo boletim em relação à situação da dengue em Londrina, neste quinta-feira (19).
Neste ano, de janeiro até maio, 11.564 notificações relacionadas à doença foram registradas e, deste total, 3.360 casos foram confirmados, enquanto 2.990 foram descartados. Os demais 5.214 casos aguardam resultados de exames laboratoriais.
Em uma semana, 138 novas notificações foram registradas e 18 casos casos da doença foram confirmados, o que mostra uma queda na confirmação de casos de dengue na cidade, já que na semana passada, 203 casos foram confirmados.
Exposições sobre a dengue
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Controle de Endemias, realiza neste sábado (21) duas atividades educativas sobre a dengue e outras endemias.
Das 9 às 14 horas, agentes de endemias estarão em frente ao Rotary Club de Londrina, na Avenida Harry Prochet, 1025, na região sul. No local, será fixada uma exposição com mostruário e maquete sobre o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus.
Segundo a educadora em endemias da SMS, Lucimara Vasconcelos, a intenção da atividade é orientar a população da região sobre as formas corretas de prevenção e combate ao mosquito, exemplificando como são os criadouros e como funciona o ciclo evolutivo deste vetor.
"Serão distribuídos panfletos e informativos sobre o assunto e outras endemias também serão abordadas, com demonstrações do caramujo africano, bicho barbeiro e caramujo transmissor da esquistossomose", informou.
Também no sábado (21), das 9 às 12 horas, o setor de Endemias da Saúde vai participar do evento "Saúde na Comunidade", levando a exposição sobre dengue e outras endemias.
A ação é realizada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque das Indústrias, em parceria com a Residência Multiprofissional em Saúde da Família, e será realizada na rua Adolfo Franciolli, no bairro Tito Carneiro Leal (Saltinho), na região sul. (com informações do N.Com)