O número de casos confirmados de dengue no Paraná cresceu 90% em uma semana, de acordo com dados do boletim epidemiológico sobre a doença no Estado. Os números, divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) nesta segunda-feira (21), mostram que até o momento são 1.269 casos confirmados no Paraná, contra 667 na semana anterior.
Os dados correspondem ao boletim epidemiológico com números acumulados desde agosto de 2012. Também cresceu o número de casos notificados, aqueles de pessoas que são suspeitas de terem contraído a doença. Enquanto na semana anterior eram 6.131 casos, no boletim atualizado o dado subiu para 7.668, aumento de 25%.
A cidade de Paranavaí, segundo a Sesa, entrou para a lista de municípios em situação de epidemia. Na cidade, segundo a Secretaria, 245 casos da doença estão confirmados e 519 já foram notificados. Também aparecem na lista Peabiru, São Carlos do Ivaí, Japurá e Fênix. Os números da doença nessas cidades ainda não foram divulgados pela Sesa. A situação de epidemia é constatada de acordo com o número de casos confirmados em relação à população do município.
Crescimento em 2013 – Os dados dos últimos quatro boletins epidemiológicos mostram que 83% dos casos de dengue foram confirmados em janeiro deste ano. Até o boletim do final de dezembro de 2012, era 204 confirmados, contra os 1.269 do boletim atualizado. (com informações de Rubens Chueire Jr., da Folha de Londrina)