O governador Beto Richa (PSDB) não participou na manhã desta quinta-feira (3) da solenidade de liberação de R$ 14,5 milhões para a realização de melhorias nas clínicas odontológicas do Paraná. O evento foi realizado em um hotel localizado às margens da PR-445, em Londrina.
A presença de Richa estava prevista, mas foi cancelada, segundo a assessoria, por conta de atrasos no voo dele.
Servidores da Secretaria Estadual de Saúde em greve desde o último dia 16 realizaram um protesto na frente do hotel onde foi realizado o evento.
Munidos de cornetas e apitos, os funcionários gritaram palavras de ordem contra o governador e o secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto. A categoria pede a instauração do Plano de Cargos, Carreiras e Salários, jornada de trabalho de 30 horas semanais, cargo único para os trabalhadores, contratação de mais profissionais, aumento real nos salários, melhores condições de trabalho, entre outros pontos.
O secretário estadual de Saúde alegou que o Governo do Estado não tem condições financeiras para atender as reivindicações da categoria, apesar de lembrar que foram registrados "vários avanços no setor no decorrer dos últimos anos". "Estamos implantando um quadro funcional próprio para a categoria e planejando a realização de concursos públicos", listou.
Governo a servidores voltam a negociar no próximo dia 28, quando a Secretaria Estadual de Saúde se comprometeu a enviar para a Assembleia Legislativo o projeto de lei do plano de carreira da categoria. Enquanto isso, a greve continua por tempo indeterminado em todo o Paraná.