Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Folha Confere

É falso que beber água a cada 15 minutos previne contra a Covid-19

Ana Julia - Estagiária*
05 abr 2021 às 09:25

Compartilhar notícia

- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Durante o mês de abril do ano passado, no início da pandemia do novo coronavírus, um texto circulou pelas redes sociais destacando que "um fator importante para não contrair o vírus é beber água de 15 em 15 minutos”. Essa "informação" foi desmentida pelos médicos na época, mas ela voltou a aparecer nos famigerados grupos de família, dessa vez com uma arte mais elaborada, como se fosse um comunicado oficial.

O texto ainda diz que "ao molhar a garganta, se o vírus estiver ali, ele irá direto para o estômago e não há bactéria ou vírus que resista ao suco gástrico”. O falso comunicado termina com "se a garganta estiver seca, o vírus vai para o esôfago e, dali, para os pulmões, onde ocorre a dificuldade em respirar. E é o que tem levado várias pessoas a óbito.”

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

A Folha de Londrina conversou com Walton Luiz Del Tedesco Júnior, médico infectologista que atua na Santa Casa e no Hospital Universitário de Londrina. Ele explicou os vários motivos dessa informação ser falsa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Boa notícia

Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério

Imagem de destaque
Estudo

Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS

Imagem de destaque
Novos focos

Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina

Imagem de destaque
Vítimas menores de 14 anos

Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa

Beber água previne a infecção?

Publicidade

O infectologista não viu sentido em tal "informação". Ele esclareceu que manter-se hidratado é importante para o organismo como um todo, mas não é um fator de prevenção contra a doença. "O vírus é transmitido pelas vias aéreas, por gotículas, por parte respiratória e, no momento em que ocorre o contato, não há nada que impeça a infecção”. Ele é intracelular, ou seja, se instala na célula e se replica dentro dela. "Ele não vai ficar parado esperando a água controlar para onde ele vai”. O médico ainda reforçou que o suco gástrico do estômago não mata o vírus, já que o estômago não tem nenhum papel protetor justamente pela transmissão se dar por vias aéreas.

A dificuldade em respirar é o único fator que tem levado as pessoas a óbito?

Publicidade

Tedesco Júnior explicou que a inflamação não é só causada pelo vírus, depende também da resposta imune do hospedeiro. Então, são vários os fatores que podem aumentar ou diminuir a inflamação. "A maior parte dos óbitos causados pela Covid-19 é por decorrência de problemas respiratórios, mas não é somente por isso. Pode ser pela falta de ar, pela parte pulmonar, mas também por outros fatores como complicações cardíacas, infarto, arritmias, embolia pulmonar. É uma doença sistêmica, pode afetar vários órgãos”.

Leia mais em: https://www.folhadelondrina.com.br/saude/beber-agua-a-cada-15-minutos-previne-contra-a-covid-19-3065579e.html

*Supervisão - Patrícia Maria Alves - editora


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo