Notícias

Dicas para usar visão a favor do desempenho esportivo

14 mar 2011 às 15:51

Os praticantes de esportes ao ar livre expõem seus olhos a ameaças diárias. As longas horas de treinamento, quando sem o uso de óculos com proteção UV, expõem os olhos aos efeitos danosos dos raios ultravioletas. O especialista em visão para esportes, o médico Larry Lampert, participa de uma campanha da Transitions, que tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a saúde da visão e sua relação com a performance nos esportes.

Lampert, que treinou vários atletas profissionais, explica que entusiastas do esporte e atletas de todos os níveis podem usar a visão para otimizar suas performances. "Entretanto, apenas 5% das pessoas sabem que a exposição a raios UV pode causar, a longo prazo, danos irreversíveis aos olhos, contribuindo para o desenvolvimento de problemas na visão, incluindo catarata e degeneração macular", acrescenta.


Mesmo quando as temperaturas caírem, a proteção não deve ser esquecida, pois os raios UV podem prejudicar os olhos, não importando a estação do ano. Aliás, a exposição à radiação ultravioleta pode danificar os olhos tanto quanto a pele. A Organização Mundial da Saúde estima que 3.2 milhões de pessoas fiquem cegas todo ano devido à exposição prolongada ao UV. "Os danos relacionados a esta exposição são cumulativos, por isso, nunca é muito tarde ou muito cedo para começar a se proteger e marcar um exame oftalmológico", alerta Lampert.


Para manter uma visão saudável e aumentar sua performance nos esportes, siga estas dicas do médico:

- Beber pelo menos entre oito e dez copos de água todo dia, para manter a hidratação;
- Manter uma alimentação balanceada e comer frutas e vegetais que contenham vitamina A, C e E e betacaroteno, pois fazem bem para o corpo e para a visão;
- Use lentes que bloqueiem 100% dos raios UV e reduzam os reflexos;
- Relaxe seus olhos – franzir e forçá-los aumenta o número de movimentos dos olhos e da cabeça, o que pode afetar negativamente seu desempenho;
- Agende check-ups regulares, incluindo um exame de completo dos olhos (com informações Agência Ideal).


Continue lendo