A programação da fase final dos 56.º Jogos Colegiais do Paraná (Jocop's), em Curitiba, precisou ser refeita a partir da tarde dessa sexta-feira (10), depois da suspensão das atividades no período da manhã em decorrência da suspeita de caso de gripe H1N1 (Influenza A) entre os atletas. Os exames deram negativos.
"A competição será retomada normalmente precisando tão-somente de uma reprogramação para que o calendário seja cumprido no prazo previsto inicialmente, com o encerramento dia 14. Na maioria das modalidades, já equacionamos as tabelas", informa o diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha.
A decisão da suspensão da disputa, no fim da tarde de quinta-feira, foi das Secretarias de Estado da Saúde e da Educação, como medida preventiva. Como alguns alunos com sintomas de gripes são da região das fronteiras com o Paraguai e Argentina, a organização dos jogos optou pela suspensão até que saíssem os resultados dos exames.
Assim, alguns colégios que deveriam retornar aos seus municípios e ficaram retidos, na quinta-feira, foram liberados para viagem com algumas recomendações. Todos os alunos com sintomas de gripe continuam monitorados e os nomes de todos da delegação deverão ser informados às secretarias municipais de saúde, no retorno.
Quantos aos alunos que continuam na disputa, os com sintomas de gripe estão proibidos de jogar, e os novos casos deverão ser informados aos setores de saúde. Outra recomendação é para que não haja medicação nos alojamentos a não ser com receitas médicas.
"Tomamos todas as providências, enviando relatórios dos casos de gripes ao setor de saúde, tivemos os resultados negativos e estamos aliviados. Podemos prosseguir com a competição e esperamos encerrá-la com o mesmo sucesso que imaginávamos, com bom nível técnico e recordes nas modalidades individuais, para que os nossos atletas representantes do Estado nas Olimpíadas Escolares Brasileiras tenham uma grande participação", torce Marco Aurélio.