Notícias

Deputados buscam recursos para HU e Clínica Odontológica

02 set 2013 às 15:10

Deputados estaduais que representam a região de Londrina vão atuar de forma conjunta para agilizar recursos para a conclusão das obras da Clínica Odontológica Universitária (COU) e para a realização de um Processo Seletivo visando a contratação de 96 servidores para vagas abertas na UTI Neonatal do Hospital Universitário (HU).

O acordo foi fechado na última sexta-feira (30) durante reunião da reitora Nádina Moreno com os deputados Tercílio Turini (PPS), Antonio Carlos Belinati (PP), além de assessores do deputado Gilberto Martin. A partir desta segunda-feira (2) a bancada pé-vermelho deverá atuar em bloco para atender a estas demandas urgentes da UEL, com reflexos diretos na Saúde de Londrina e região.


Segundo a reitora, trata-se de uma ação pontual com foco no orçamento 2014 do Paraná, que deve ser fechado no próximo dia 15 de setembro, a tempo de ser votado na Assembleia Legislativa antes do final do ano. De acordo com Nádina Moreno, existem tratativas e processos tramitando junto à Secretaria de Planejamento do Paraná, que direcionam recursos para a conclusão da construção.


Além da clínica, explicou a reitora, existe a situação da Bebê-Clínica, projeto originado na UEL e de reconhecimento internacional que prevê atendimento preventivo gratuito para lactantes. A Bebê-Clínica funciona em um prédio cedido pela Prefeitura de Londrina. A proposta com a nova construção é centralizar todos os serviços no Campus Universitário com qualidade de atendimento e possibilidade de expansão.


A COU funciona em um prédio da UEL localizado no centro de Londrina, ao lado do Colégio de Aplicação. Segundo o diretor da Clínica, José Roberto Pinto, a estrutura física significa um limitador para a ampliação do atendimento e de projetos de pesquisa do curso de Odontologia. A COU da UEL é a única do país a funcionar com plantão 24 horas totalmente gratuito. A unidade tem importância regional, atendendo a cerca de 60 cidades do norte do Paraná.


Hospital Universitário


Outra demanda urgente da UEL é a autorização para abertura de um Processo Seletivo Simplificado para suprir as vagas que ainda estão abertas no Hospital Universitário, necessárias para ampliar o atendimento da UTI Neonatal.


De acordo com a diretora superintendente do HU, Margarida de Carvalho, são necessários 96 servidores, para que a unidade possa operar conforme exigência do Ministério da Saúde, que estabelece diretrizes para o funcionamento de leitos de Unidades Neonatais no âmbito do Sistema Único de Saúde.


A UTI Neonatal tem 14 leitos, outros 20 leitos de Unidade de Cuidados Especiais (UCI) e quatro leitos de "mãe canguru", método onde o bebê prematuro permanece "preso" ao corpo da mãe, considerado pelos especialistas como ferramenta importante para um atendimento mais humanizado.

Ainda de acordo com a reitora, atualmente o HU da UEL não dispõe de mais vagas para ampliação do seu quadro de pessoal. A administração já protocolou um pedido ao governo do Paraná solicitando a ampliação do quadro com a criação de novas vagas. O objetivo é atender demandas futuras do Hospital, considerado um dos mais importantes do estado. A autorização do PSS para a UTI Neonatal seria uma medida mais rápida para colocar a unidade em funcionamento, até que se amplie o número de vagas no quadro geral de Recursos Humanos.


Continue lendo