Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Após primeiras vistorias

Dengue em Londrina: resultado do primeiro LIRAa de 2023 será divulgado na segunda

N.Com
14 jan 2023 às 15:00

Compartilhar notícia

- Emerson Dias/N.Com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai apresentar o resultado do primeiro Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2023 na manhã desta segunda-feira (16). O relatório, elaborado com base em dados coletados nos imóveis da área urbana, é utilizado para identificar as áreas com maior infestação do mosquito, transmissor da dengue e outras doenças, e embasar as estratégias de controle. A divulgação do relatório está marcada para as 9h, na Associação Médica de Londrina, localizada na avenida Harry Prochet, 1.055.


Este será o primeiro LIRAa do ano de 2023, sendo que o Ministério da Saúde recomenda a realização de quatro edições por ano. Nos dias 3, 4, 5, 6, 9 e 10 de janeiro, cerca de 180 agentes de Controle de Endemias da SMS vistoriaram 10.277 imóveis situados na área urbana da cidade, selecionados por meio de sorteio dentre 10 mil quadras.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nas vistorias, os agentes buscam focos do mosquito Aedes aegypti em locais e objetos que podem acumular água. Depois, esses dados são analisados em laboratório e tabulados, para que seja calculado o Índice de Infestação Vetorial Predial (IIVP). Com o LIRAa, também é possível identificar quais são os criadouros mais comuns do mosquito, bem como as regiões e bairros com maior infestação.

Leia mais:

Imagem de destaque
Diz InCor

75% dos fumantes de cigarro eletrônico sofrem de ansiedade, diz estudo

Imagem de destaque
Confira a pesquisa

Crise climática afeta de forma desproporcional saúde de pessoas negras e indígenas no Brasil, aponta análise

Imagem de destaque
Verão e chuvas

Brasil tem estabilidade de casos de dengue, mas especialistas alertam para aumento em breve

Imagem de destaque
Saiba mais

Acesso à internet pode melhorar a saúde mental de pessoas acima de 50 anos, diz estudo


O Ministério da Saúde estabelece que municípios com índice de infestação predial inferior a 1% estão em condições satisfatórias; índice de 1% a 3,9% é considerado situação de alerta; e superior a 4% é classificado como risco de epidemia de dengue. No último LIRAa realizado em Londrina, o índice apontado foi 3%. Isso significa que, a cada 100 imóveis inspecionados, três possuíam focos do mosquito transmissor da dengue.


De acordo com o coordenador de Endemias da SMS, Nino Ribas, o Levantamento Rápido apresenta um recorte que aponta a densidade vetorial, ou seja, a proporção de presença do mosquito. “Nas vistorias também elencamos quais os depósitos predominantes e os bairros com maior presença do Aedes. Logo em seguida às vistorias, iniciamos as ações de controle, por análise epidemiológica” afirmou.


Outra forma de conter o avanço da dengue é pelo bloqueio viral. Utilizando dados de notificações de dengue, as equipes de Endemias atuam para impedir o surgimento de novos casos próximos dos locais onde residem as pessoas com suspeita ou confirmação da doença. “E nos locais onde há mais incidência do vetor e também a prevalência de notificações, intensificamos as atividades de combate ao Aedes”, acrescentou Ribas.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo