Até março de 2014, Curitiba vai ganhar cinco novas unidades de saúde. Segundo informações da prefeitura, as unidades Jardim Aliança, no Boa Vista; Campo Alegre, na Cidade Industrial, e Coqueiros, no Sítio Cercado, estão sendo construídas para atender a demanda crescente nessas regiões. Já as unidades Xaxim e Sabará, na CIC, estão sendo reconstruídas devido a problemas estruturais dos antigos espaços.
No total, serão investidos R$ 8,2 milhões, recursos provenientes da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Estado.
As novas unidades seguem o mesmo padrão estrutural, com 510 metros quadrados de área construída, sete consultórios, clínica odontológica, Espaço Saúde (para atividades de promoção da saúde com a comunidade), sala de vacinas, sala de inalação, farmácia, sala de espera, área administrativa, além de elevador e banheiro adaptado para pessoas com deficiência.
O secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, disse que os investimentos que estão sendo feitos na estrutura física das unidades integram um dos eixos para o fortalecimento da atenção primária à saúde.
Além dessas construções, 97 das 109 unidades de saúde de Curitiba estão passando ou passarão por reformas até meados de 2014, com recursos do Ministério da Saúde.