Curitiba é a primeira cidade do Brasil a adquirir uma Unidade de Exames Rápidos, um projeto idealizado pela Nagis Health - Núcleo Avançado de Gerenciamento de Informações em Saúde, uma empresa que também nasceu na cidade.
Trata-se de um projeto capaz de entregar resultados de exames de sangue e de imagens em 15 minutos, agilizando atendimentos, filas de esperas e retornos. A primeira unidade do Brasil está localizada na Policlínica Capão Raso, no bairro Novo Mundo.
Funcionando desde março deste ano, a UER é capaz de fornecer resultados imediatos e ainda permite a realização de um checkup na hora, proporcionando inovação e rapidez no atendimento dos pacientes, além de agilidade no resultado dos exames. A unidade atende cerca de 50% de sua capacidade e pode executar, em média, 120 exames por hora.
Os principais exames realizados são os de rastreamento de doenças cardiovasculares, renais, hepáticas, respiratórias, de composições corporal e postural, problemas nutricionais, dores de coluna por problemas posturais e câncer de próstata. Para o diretor da Nagis Health, Wagner Marques, a Policlínica superou as expectativas de atendimento. "A Nagis Health, junto com a Policlínica, já conseguiu traçar um perfil epidemiológico da população de Curitiba atendida que, em breve, será divulgado", explica.
Segundo a diretora administrativa da Policlínica de Capão Raso, Catarina Harue Yagueshita, a UER implantada surpreendeu clientes, que aprovaram a tecnologia a favor dos exames. "Os clientes demonstraram satisfação pelo resultado e têm achado uma grande inovação na área de saúde. Com a UER, a Policlínica tem maior capacidade de rastreamento de doenças, prevenção e comodidade, já que os exames podem ser realizados em um só lugar com preço acessível", completa.
As Unidades de Exames Rápidos estão disponíveis para os sistemas público e privado de saúde e podem ser adquiridas unidades fixas ou móveis, via compra ou aluguel.