O prefeito Alexandre Kireeff (PSD) anunciou em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (17) o médico Mohamad El Kadri como o novo secretário de Saúde de Londrina. O profissional ocupava, até então, a coordenadoria do Pronto Atendimento Infantil (PAI). Kireeff destacou que o bom trabalho desempenhado por ele na unidade o credenciou a assumir à frente da Autarquia Municipal.
Há algumas semanas, o prefeito usou o Facebook para postar um balanço dos atendimentos realizados no PAI. Segundo Kireeff, o tempo médio de espera na unidade diminuiu de oito para menos de duas horas. O número de consultas realizadas neste ano, por sua vez, aumentou cerca de 30%, de acordo com a publicação do chefe do Executivo.
El Kadri substitui o também médico Francisco Eugênio de Souza, exonerado na última sexta-feira (13) após ser alvo de uma ação civil pública acusado de lesar os cofres do município com a realização de um concurso público supostamente fraudulento.
Em sua primeira entrevista coletiva na função, El Kadri afirmou que pretende aumentar o horário de atendimento dos principais postos de atendimento da cidade, entre eles o PAM e o PAI. "Uma solução para desafogar os hospitais de Londrina é estender o horário de atendimento nas unidades chave. A maior procura pelos serviços é entre as 18h e 20h", afirmou.
No caso dos hospitais das zonas Sul e Norte, que apresentam falhas nas escalas, o novo secretário pretende se reunir com as direções para "estudar alternativas".
O novo secretário de Saúde do município tem 42 anos, é médico e servidor municipal desde 1999. Foi diretor de serviços especiais do PAI e do PAM. É formado pela Universidade de Pelotas (RS), onde concluiu a graduação em 1995. Fez dois anos de residência em pediatria no Hospital Infantil Menino Jesus.