Notícias

Conheça os riscos para os "atletas" de verão

08 fev 2012 às 14:40

Verão, sol, calor, praia e mar. Na estação mais quente e colorida do ano, os excessos alimentares dos últimos meses e as gordurinhas corporais incomodam mais do que de costume. É comum milhares de pessoas lotarem academias e parques assim que os termômetros começam a subir, ávidas por exibir um corpo em forma.

Segundo a Associação Brasileira de Academias (Acad), o número de matrículas nas academias de ginástica cresce cerca de 30% nesta época do ano. No entanto, os já famosos "atletas de verão" precisam estar atentos para não ultrapassar o seu limite físico, comprometendo a saúde.


"Acostumar o coração, pulmão e aparelho locomotor à atividade física é um trabalho gradativo, que precisa de acompanhamento profissional constante", alerta o cardiologista Américo Tângari Jr, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, que sugere consultar sempre um médico antes de iniciar a prática de exercícios.


Fique Atento!


1) Exercícios físicos não devem causar dor e nem cansaço excessivo. Se ocorrer, melhor interromper a atividade e procurar acompanhamento profissional;


2) Nunca utilize medicamentos sem orientação. A perda de sódio e potássio, por exemplo, comum em pessoas que fazem uso de diuréticos, se torna perigosa durante a atividade física intensa. Pode causar arritmias cardíacas perigosas.


3 ) Atividades ao ar livre trazem como benefício uma melhor absorção do cálcio pelo organismo. Prefira o período da manhã, quando os raios solares são menos nocivos para a pele;


4) Hidratação é fundamental. Dê preferência à água!

5) Consuma alimentos saudáveis e mais leves antes do exercício. Eles serão responsáveis por garantir energia para a prática das atividades.


Continue lendo