Termina no dia 14 de julho o prazo para inscrição de trabalhos científicos no 2º Congresso Paranaense de Saúde Pública e na 1ª Mostra de projetos PPSUS. O evento é promovido pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (iNesco) e acontecerá em Curitiba, de 14 a 16 de agosto de 2014, no Centro de Convenções de Curitiba, com apoio do Ministério e da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).
Voltado a profissionais, gestores e dirigentes que atuam em serviços de saúde (nas instâncias municipal, estadual e federal), professores, pesquisadores e estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação em saúde, o 2º Congresso Paranaense de Saúde Pública tem como tema central os avanços, desafios e as perspectivas da saúde no Paraná.
Para inscrever os trabalhos, é necessário acessar o site do iNesco (www.inesco.org.br). São oito os eixos temáticos: Trabalho em Rede, em seis diferentes áreas de saúde e de educação; Educação permanente, educação continuada e integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade; Relatos de experiências inovadoras no âmbito dos Consórcios de Saúde; Cidadania e participação social; Uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs); Experiências de atividades multiprofissionais e interdisciplinares; A situação sanitária e a atenção à saúde nas diversas realidades do Paraná; e Estratégias para ampliação do acesso à saúde.
Na programação estão minicursos e seminários abordando diversos temas, entre eles, direito, comunicação, redes de atenção, doenças emergentes e reemergentes, violência doméstica, entre outros. Nas conferências e mesas-redondas, alguns temas prometem esquentar as discussões, como a crise no setor e o programa Mais Médicos.
É o segundo Congresso de Saúde Pública realizado pelo iNesco. O primeiro aconteceu há 14 anos, na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Segundo o médico sanitarista de Londrina, João Campos, diretor-presidente do instituto, a proposta é unir neste evento comunidade, gestores, serviço de saúde e universidades. "Nós iremos discutir os avanços e desafios da saúde pública", ressaltou. Ele lembra que no primeiro dia do evento, 10 temas serão debatidos, sendo que um deles, que aborda a saúde infantil, é novidade até mesmo para muitos pediatras: "Como os primeiros mil dias podem afetar nossa saúde para sempre" é o título do minicurso que será ministrado pelo coordenador da Pastoral da Criança de Curitiba, Nelson Arns Neuman.
O presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Luis Eugênio Portela, também participará do congresso ministrando a conferência "A crise da saúde pública e a utopia da saúde coletiva". Para o encerramento, está programada uma mesa-redonda com candidatos ao governo do Estado do Paraná. A ideia é que eles cometem propostas para a área da saúde pública.
Mais informações sobre inscrições e programação no site www.inesco.org.br.