A Prefeitura de Londrina oficializou na sexta-feira (12) a contratação da Fundação de Apoio à Unespar (Fafipa), de Paranavaí, para a realização do concurso público da Secretaria Municipal de Saúde. Pelo processo publicado na edição de sexta do Jornal Oficial do Município, o poder público espera atrair cerca de 2,5 mil candidatos ao processo seletivo. A terceirizada contratada vai receber R$ 148 mil para preparar e aplicar as provas aos prováveis 2,5 mil participantes mais R$ 40 por candidato excedente ao número estipulado.
O edital do concurso, previsto para ser publicado na semana passada, ainda está sendo preparado pela Fafipa. No site da fundação, o processo seletivo da Secretaria de Saúde de Londrina aparece na aba "próximos concursos", junto com processos das prefeituras de Marigá, Diamante do Norte e Conselheiro Mairinck e do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná (Cislipa).
De acordo com informações preliminares da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, a prefeitura pretende realizar o concurso para contratar cerca de 50 novos funcionários para a Secretaria de Saúde, entre eles farmacêuticos, dentistas e médicos pediatras, ginecologistas, cardiologistas, infectologistas e clínicos gerais.
Segundo a Secretaria de Saúde, as provas devem ser realizadas em maio com previsão de que os profissionais contratados iniciem os trabalhos na cidade em julho. Eles devem trabalhar nos postos de saúde e nas unidades de pronto-atendimento (UPA, PAM e PAI). O município também precisa dos novos servidores para abrir a UPA da avenida Leste-Oeste, que já foi concluída mas aguarda pela compra de equipamentos e mobiliários e, justamente, contratação dos funcionários.
Escolha da Fafipa
A prefeitura informou, no Jornal Oficial do Município de sexta-feira, ter solicitado orçamento a sete entidades que, conforme o município, são "renomadas e dotadas de notória especialização na realização de concursos para cargos públicos". Três delas (Fafipa, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Vale do Piquiri e Universidade Federal do Paraná) demonstraram interesse na realização do concurso da Secretaria de Saúde e apresentaram proposta técnica operacional com valores compatíveis ao aplicado no mercado. A Fundação de Apoio à Unespar foi escolhida, segundo a prefeitura, por ter apresentado o menor valor.
A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (Fauel) foram duas das sete entidades procuradas pelo município, mas elas não demonstraram interesse no processo.