Notícias

Comida pode ter o mesmo padrão de embalagem de cigarro

20 mai 2014 às 09:38

Entidades de promoção de saúde querem estabelecer um novo padrão de embalagens para comidas. De acordo com a BBC Brasil, o rótulo do produto deve estampar uma foto dos malefícios à saúde que aquele tipo de produto pode trazer ao consumidor,.

A Consumers International e a Federação Mundial de Obesidade lançaram nesta semana uma convocatória global para que os governos regulem esse setor de forma semelhante ao comércio de cigarros, que já traz fotos dos malefícios causados pelo vício. De acordo com as entidades, a obesidade representa maior risco para os humanos do que o tabaco.


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 35% dos adultos acima de 20 anos estão acima do peso, enquanto 11% são considerados obesos. A obesidade é uma das três principais causas de mortes no mundo. Já no Brasil, o Ministério da Saúde aponta que 50,8% sofrem com sobrepeso, sendo que 17% são obesos.


As entidades defendem redução nos níveis de sal, gordura saturada, açúcar nos alimentos e melhoria na comida servida nos hospitais e escolas. Outra reivindicação é o controle mais rígido na propaganda dos alimentos.

O Brasil já tem publicidade restringida destinada ao público infantil. A ideia, a partir de agora, é estender para as demais faixas etárias. (Com informações da BBC Brasil).


Continue lendo