Organizada pelos professores e pesquisadores Kátia Lerner, do Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), Katia Lerner e Igor Sacramento, da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ).
Será lançada na quarta-feira (10) a coletânea Saúde e jornalismo: interfaces contemporâneas, da Editora Fiocruz. Trata-se de um desdobramento dos trabalhos do Observatório Saúde na Mídia do Laboratório de Comunicação e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (Icict/Fiocruz).
Conta com artigos de pesquisadores dos campos da comunicação e da saúde coletiva, como Paulo Vaz, Valdir Castro, Wilson Couto Borges, Marco Roxo, Kleber Mendonça, Carla Baiense, Luisa Massarani, Izamara Bastos Machado, Eliana Marcolino, Camila Cruz, Janine Cardoso e Marcelo Robalinho.
Os capítulos estão dispostos em duas seções. Na primeira, Perspectivas Teórico-metodológicas, figuram os textos que contam com reflexões acerca de um determinado conjunto de teorias e procedimentos analíticos acionados para o estudo da mediação jornalística no contexto da cobertura de temas da saúde.
A segunda parte (A saúde como objeto midiático) contempla análises específicas sobre os modos como o campo jornalístico, em suas mais diferentes materialidades discursivas, produz sentidos e representações sobre a saúde e a doença no contexto contemporâneo, abordando um diversificado panorama de questões sobre as implicações das narrativas jornalísticas na construção do cuidado com a saúde.
Na preocupação com epidemias e com os riscos de adoecer e sofrer, na obsessão pelo bem estar e pela boa forma e nas percepções sobre o SUS e os serviços públicos de saúde. O lançamento, simultâneo com outros livros da Editora Fiocruz, será às 18h30, na Livraria Blooks, que fica no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo.