Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Indício de problemas graves

Coçar os olhos é instintivo e perigoso, diz médico

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
04 abr 2019 às 16:00
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

"Coçar é um ato instintivo. Afinal, quem não se sente mais aliviado ao coçar uma parte do corpo que está irritando? Mas sabia que isto é um péssimo hábito? Coçar os olhos então, nem se fala. É um ato perigoso que pode apontar desde uma simples alergia à poeira, fumaça ou pelos de animais até o indício de problemas oculares mais graves", afirma o oftalmologista do HVT (Hospital da Visão de Toledo), Gláucio Bressanim.


A orientação é procurar um especialista caso o incômodo nos olhos permaneça por mais de três dias. Segundo o médico, é importante identificar a causa para que seja iniciado o tratamento com o colírio adequado o mais rápido possível. "Quanto mais se esfrega, mais se tem vontade de coçar. Como os nossos olhos têm uma estrutura muito delicada, a pressão que fazemos com os dedos pode ocasionar micro-lesões na córnea e levar a doenças mais graves, como o cerotocone. Ou seja, o afinamento progressivo da córnea, que com o passar do tempo vai ficando mais fina e no formato de um cone", explica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


O especialista diz que a doença pode se manifestar por meio da miopia e astigmatismo progressivos. É comum que muitas pessoas tenham a doença sem saber. "Geralmente surge em pacientes alérgicos, já que estes têm o hábito de coçar os olhos com mais frequência", enfatiza.

Leia mais:

Imagem de destaque
Animais peçonhentos

Acidentes com escorpiões cresceram 15% em 2023 no Brasil

Imagem de destaque
Procedimentos estéticos

Anvisa prorroga proibição da venda e uso de produtos à base de fenol

Imagem de destaque
Aumento alarmante

Entidades médicas pedem que Anvisa fiscalize produtos com ação hormonal usados em chips da beleza

Imagem de destaque
Estudo

Parkinson pode começar pelo intestino, apontam novas evidências

Bressanim ressalta ainda que, se não tratada, a patologia pode levar a cegueira. "Por isso é importante o paciente realizar exames de vista pelo menos uma vez ao ano. Quanto mais cedo for descoberta a doença, mais fácil o tratamento, que a depender do nível da patologia, pode ir desde o uso de lentes de contato ou óculos até cirurgias", conclui o oftalmologista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo