Na última semana, a Prefeitura de Londrina deu início a uma força-tarefa em bairros da zona leste, onde, de acordo com dados da Secretaria de Saúde, se concentra grande parte dos casos de dengue do município. Até agora, cerca de 200 caminhões de lixo foram recolhidos da região. Os dados completos serão apresentados pelo município em reunião marcada para a sexta-feira (26).
Os técnicos mostrarão as áreas antes e depois dos trabalhos de limpeza e quais serão os próximos passos. "Consideramos esta reunião uma das mais importantes do ano, porque abordará a necessidade da união entre as secretarias, autarquias, companhias e fundações municipais, além do Ministério Público, no combate ao mosquito transmissor da dengue. Há muitas questões que estão na pauta dos debates e serão apresentadas novas ideias", explicou o secretário de Saúde, Edson Antônio de Souza.
Também durante a reunião, os servidores públicos apresentarão os dados atualizados sobre os casos de dengue na cidade, o índice de pendências de visitação, os trabalhos e a assiduidade dos agentes municipais de endemias, áreas críticas da cidade como fundos de vale, a cobertura das metas pactuadas com o Ministério da Saúde sobre a quantidade de visitas realizadas pelos servidores, e os serviços dos educadores de bairro e depoimentos gravados por estudantes e representantes da sociedade.
Além disso, serão mostrados os dados sobre o reconhecimento geográfico atualizado da cidade. O coordenador de Endemias, Elson Belisário, explicou que durante os trabalhos de visita, os agentes quantificaram os locais de comércio, residência, pontos estratégicos (como ferro velhos e oficinas), terrenos baldios e outros (como escolas e igrejas). "A partir destes dados temos uma dimensão da cidade dividida entre as regiões. Sabemos, por exemplo, onde há maior concentração de comércio, o que nos auxilia no planejamento das ações direcionadas", disse.